quarta-feira, 2 de maio de 2012

...

Bartolinite - Bartholinite

O que é?

Bartolinite é a inflamação das glândulas de Bartholin, são glândulas alojadas na parede vaginal existem duas uma do lado esquerdo e outra do lado direito, elas tem a função de lubrificar o canal vaginal, bem como prepara- lo para o ato sexual. Possuem um tamanho aproximado entre 0,5 e 1,0 cm e estão localizadas profundamente na entrada da vagina (vulva).

O que causa a Bartolinite?

É causada pela obstrução dos ductos da glândula, fazendo como que todo o fluido ou secreção fluam lentamente ou até mesmo fiquem parados causando a inflamação e consequentemente o inchaço. Essa obstrução pode ser causada não só por agentes causadores de DST, como gonococo (gonorreia) e clamídia mas também por bactérias da flora intestinal, (bactérias que não são sexualmente transmissíveis). 

Ainda tem as obstruções não inflamatórias dos ductos que geralmente são de origem traumática podem acontecer durante o parto, ou a episiotomia (corte cirúrgico realizado para facilitar a saída do bebê) uma forte batida e até mesmo durante no sexo oral, nesse caso geralmente a dor é imediata e não causa o inchaço mais a região fica fortemente delicada e roxa, após poucos dias (2 ou 3 no máximo) é que o inchaço aparece e o roxidão vai sumindo.

Sintomas

Se o cisto é pequeno e não ocorre a infecção, você pode não notar. Cuidado.
  • Uma massa ou um caroço doloroso perto da abertura vaginal
  • Desconforto ao caminhar ou sentar
  • Dor durante a relação sexual
  • Febre
Um cisto ou abscesso geralmente ocorre em apenas um lado da abertura vaginal.

Bartolinite em estágio avançado.

Obs: Meninas se olhem, se toquem, aproveitem a hora do banho, só assim vocês perceberam algo estranho no seu corpo antes que seja tarde.

Tratamento caseiro imediato. 

Para amenizar a dor enquanto não vai ao médico é banho de assento, encha uma bacia com aguá morna e fica ali sentadinha, quietinha, faça de 3 a 4 vezes ao dia.
Uma outra opção e menos trabalhosa é fazer compressas morna, pode colocar a água em uma garrafinha e deixar no local inchado, se tiver bolsa térmica melhor.

Tratamento Médico

Primeiramente a drenagem, pode ser feita com seringa ou até mesmo um corte cirúrgico vai depender do tamanho do cisto nem sempre da para aplicar anestesia, após a drenagem, os medicamentos e cuidados adequados inclusive a continuação das compressas ou banhos de assentos  o cisto pode sumir, caso volte por mais de uma vez o recomendado é a cirurgia que consiste na retirada da glândula.
É uma cirurgia simples e rápida, a paciente pode receber alta 12h depois do processo, porém geralmente permanece no hospital durante 24h.

Consequências da retirada da Glândula de Bartholin

A genitália feminina apresenta apenas dois conjuntos de glândula que contribuem para a lubrificação vaginal : um conjunto localizado na entrada do canal da vaginal, que é constituído principalmente pela glândula de Bartholin com o auxilio da Glândula Skene que contribui com a secreção de uma substância mucóide, o outro conjuntos de glândula localizada na entrada do útero. Entretanto as glândulas não são capazes de promover uma lubrificação plena para que ocorra a relação sexual de modo confortável, o principal componente da lubrificação é o PLASMA SANGUÍNEO que atravessa o epitélio do canal vaginal quando esse é distendido, durante o processo de excitação que deve ocorrer antes da penetração. 


Experiência Própria

Meninas se sentirem qualquer incomodo relacionado a isso, procurem imediatamente um médico ginecologista/obstetra, a dor da Bartolinite é realmente insuportável se deixada evoluir, não consegue dormir, andar, sentar, esticar e dobrar as pernas na cama , a vontade é de que o hospital venha até você. 


  • Quanto a dor, de 0 a 10 posso dar 9,8.


A evolução é rápida e quando menos se imagina já não está mais conseguindo realizar esses movimento rotineiros. Num dia você olha e o cisto está lá murcho e indolor, dali uns dias ele reaparece com o dobro do tamanho e da dor. 

A drenagem parece um milagre, funciona imediatamente e a dor some, depois de algumas horas você volta a sentir uma leve dorzinha mas é do furo ou do corte feito pelo médico, porque tem que usar uma agulha grossinha para sair toda inflamação ou fazer um corte grandinho de 0,5cm a 1cm.

Se for retirada uma glândula, por exemplo, a do lado esquerdo, a bartolinite pode ressurgir na do lado direito, pois esse lado ficou sobrecarregado, o procedimento é sempre o mesmo, procura um médico e faz a drenagem.

Rompimento Natural do Abscesso.

Comigo só aconteceu uma vez e foi muito por acaso, estava eu passando dores horríveis e fazendo compressa morna, quando retirei uma compressa já meio fria para substituir por uma nova morma, depois de uma hora mais ou menos durante a madrugada, num "surto" de dor, peguei um a primeira bolsa de compressa que estava ao lado da minha cama e gelada pelo clima ambiente do quarto e coloquei no abscesso, um pouco depois ele se rompeu sozinho, eu senti que a inflamação estava vazando e nem acreditei, ao mesmo tempo a dor foi passando, enfim pude dormir!! 

Acho que aconteceu um leve choque térmico e a pele sensível acabou rompendo.


Cirurgia

Eu levei a anestesia peridural. Tem que ficar em jejum de 12h.


É muito tranquila e rápida, acorda meio lesada como em qualquer tipo de sedação.




104 comentários:

  1. Ola!! tudo bem..
    Vi que vc fez a cirurgia...
    Pelo jeito vou entrar nessa também, pq a minha esta voltando a inflamar...
    O medico te falou q corre risco da outra etupir tbm?
    Como esta sendo sua vida agora sem ela?
    Depois de quanto tempo vc voltou a ter relação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joice, desculpa a demora pra responder, eu não recebi a notificação do seu comentário. Acredito que já tenha feito a cirurgia, porém, segue minha resposta: - Sim a médica disse que a outra poderia inflamar e foi o que aconteceu, em 2009 eu fiz a primeira cirurgia para a retirada da glândula Direita e em 06/2012, tirei a esquerda. A minha vida sem ela é normal, parece que nunca esteve ali, voltei a ter relações por uma questão pessoal e medo meu, em 50 dias apos a cirurgia, nas 2 vezes. A única coisa que sinto hoje é um incomodo na esquerda sempre que tenho relação.

      Excluir
  2. Você é do Rio? Se sim, me indica seu médico... Estou correndo atras de algum que faça essa cirurgia porque, por incrivel que pareça, não achei nenhum... =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafa, Eu não sou do Rio mas morro de vontade de ir conhecer essa cidade linda. Se você tiver plano de saúde, procure um ginecologista/obstetra eles fazem com certeza, o único problema é que o médicos insistem em deixar pra mais tarde pra ver se a drenagem vai funcionar e o problema desaparecer, se vc perceber alguma coisa diferente, como constantes inchaços, insista na cirurgia, é o melhor, não deixe o médico levar pra frente. Se vc não tiver plano de saúde terá que apelar para o posto de saúde eles fazem uma triagem e agendam a cirurgia. Boa sorte!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Kathe, obrigada pelo artigo..tirou algumas dúvidas minhas! Surgiu essa novidade em mim agora! Poxa, que bad!!! :\\ vou fazer as compressas mornas pra ver se resolve. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça porque realmente alivia. Boa sorte e não deixe de visitar um especialista.

      Excluir
  5. Olá Kathe! Td bem?

    Meu nome é Tatiane. Tenho crises e crises de bartholinite há 13 ANOS e já tive 15 VEZES, sempre do lado direito. Já fiz várias drenagens, sendo 2 com anestesia o restante, tudo A SANGUE FRIO, com lâmina e com seringas... Acho que você deve imaginar a dor que eu sinto.. aliás... estou há 2 dias com o inchaço "maldito" novamente!!!

    Já procurei cerca de 10 médicos/ ginecologistas diferentes... todos dizem que eu tenho que conviver com isso... outros me animaram com a cirurgia, mas disseram q eu preciso esperar que vire um cisto... mas só tenho os inchaços, depois da drenagem, não fica mais nada...

    Sinceramente, estou em desespero mais uma vez! Parece que esse pesadelo nunca vai ter fim...

    Existe a possibilidade de vc me passar o contato do seu médico? Quem sabe, não consigo encontrar alguma BOA ALMA que possa me operar e me livrar deste mal... até estou disposta a pagar por isso... pois eu não aguento mais!

    Faço periodicamente as visitas necessárias ao ginecologista, rigorosamente! Mas sem sucesso algum... nos meus exames nada consta de errado.. fiz eles há uns 40 dias atrás... e agora, estou sofrendo mais uma vez com o mesmo problema...

    Desde já te agradeço pela ajuda.

    Abs,
    Taty Sara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, eu não posso acreditar no que você está me contando, simplesmente um absurdo, há 13 anos?? e os médicos não resolvem?? Taty tenho medo que não seja Bartolinite, pois a solução pra essa é simples. Porém se você foi corajosa e na raça abriu o abscesso e saiu um líquido amarelado e mal cheiroso, só posso concluir que é uma inflamação, se já está inchado, doloroso e inflamado isso chama- se CISTO não tem porque os médicos pedirem pra você esperar, um absurdo. (ou eu estou equivocada no conceito de CISTO e pior a minha médica me explicou errado) Justamente ao contrário deve -se esperar desinchar e diminuir a inflamação para poder operar e retirar a glândula (o que deve acontecer uns 15 dias depois da drenagem) e não esperar virar CISTO. Eu também em um ataque de dor extrema já fiz uma drenagem na raça, e levei o maior esporro da minha médica, porque se o líquido (que é podre) entra em contato com o sangue, já viu neh.. mais problemas. Cuidado se fizer isso novamente. Recomendo sempre com siringa grande tipo uns 20, 30 ml e agulha média ou fina. Faça as compressas, tente levemente causar um choque térmico na região.. coloque uma bolsa de gel, a temperatura ambiente ( meio gelada) fique com ela uns 15, 20 minutos para a região acostumar e em seguida coloque uma morna, a única vez que o cisto rompeu naturalmente em mim foi dessa maneira. Aonde você mora? Eu sou de Curitiba, posso te passar sim o contato da minha médica se for daqui.

      Olha, eu fiquei muito mal ao ler o seu relato, não consigo imaginar 13 anos passando por isso e sem solução.

      Se você não for de Curitiba, continue procurando um especialista, a bartolinite tem solução rápida uma cirurgia mais ou menos simples, pq mexe com os vasinhos sanguíneos, mais não tem motivos para não fazer. A não ser que seja mais grave, ai só com avaliação e exames. Vou rezar por você, e torcer muito para que isso acabe. Volte aqui, me contar. Abçs! E desculpa por não poder te ajudar mais.

      Excluir
    2. Ola, queria seu contato, pois estou com um inchaço e queria partilhar seu conhecimento

      Excluir
  6. Muito util esta informação! Estou passando com isso agora! é terrivel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de procurar um especialista! Melhoras.

      Excluir
  7. Solange, o meu e-mail é kathelive@gmail.com, porém, eu gostaria de conversar pelo blog, assim passamos nossa experiência para mais meninas. Se quiser em off, ok, vou lhe ajudar no que puder. Abçs.

    ResponderExcluir
  8. Oii me chamo Glaucia e tenho 20 anos. Apos uma semana de incomodo (ontem com dores muito piores) hj procurei a medica e ela me disse q tenho bertolinite... queria saber se possivel, claro, se so com a compressa ou qualquer outra medida (menos a intervencao cirurgica) eu vou conseguir me livrar disso pra sempre... to muito triste e queria uma solucao menos dolorosa caso exista rs Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii... A minha médica me disse que com as drenagens era possível não voltar mais, porém, em mim sempre voltou, a única solução para o meu caso foi a cirurgia. Entendo, é difícil de pensar que vc pode fzr uma cirurgia num local tão delicado, não vou dizer que é fácil.. mas.. se for a única alternativa, sou a primeira a te indicar a intervenção cirurgica. Abçs!!

      Excluir
  9. Tenho 27 anos e sofri desse mal pela primeira vez com 20. Apos a primeira inflamacao, quase todo ano reaparece. Conclui que no meu caso tem real relacao com a higiene. Sou mto limpa, mas depois do amor com meu marido, as vezes bate o sono e a preguiça em fazer a limpesa correta da 'menina'. Entao, em primeiro lugar, observem mto bem essa questai da higiene. Estou passando pela inflamação neste momento e a dor é desumana, mas ja senti dores piores. A procura rapida pelo atendimento médico fez com que o caroco desse uma stagnada, porem, nao deixa de ser dolorido. Meu tratamento dessa vez teve um diferencial positivo. Alem do antibiotico cefalexina 500 mg que pode fazer o abcesso regredir, e do antiinflamatorio cetoprofeno que alivia a dor, tambem me foi receitado um antisseptico spray chamado ANDOLBA. Meu medico recomendou a aplicação local por 5 ou 6 veses diarias. Tomo banho, higienizo e aplico o spray. Na hora arde, mas não é insuportavel. Logo depois refresca um pouco e da uma anestesiada. E deixa o local mais protegido. Ainda não fiz as compressas por pura preguica. Fico MTO PROSTRADA E DEPRESSIVA COM ESSA PORCARIA.choro a toa e rezo mto p passar. A minha glandula problematicaée do ldo direito. Minha avó ja sofreu com a inflamação nos dois lados simultaneamente e entao operou. Dai haver ainda uma suspeita de que tenha fator hereditario no meu caso. Como sou jovem e ainda não tenho filhos, meu medico nao me recomenda a cirurgia. Alem disso, nunca fiz drenagem, sempre fiquei à base dos remedios. Em certas vezes retrediu, mascna maioria tive que esperar vir a furo. O alivio é instantâneo quando vem a furo. RECOMENDO DOSAGEM EXTRACOMUM DE HIGIENE NA VIDA COTIDIANA DE NÓS, Meninas sofredoras dessa maldade da natureza. Rs se é q podemos rir. Fors isso, aguentando firme uns cinco dias, tudo passa. Mas a atencao a ela (perereca) deve ser redobrada. Incomodou minimamente, vai ao medico. Bjos Joyce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha fe me ajuda em tudo nessa vida. Acabou de furar espontaneamente, fiquei mto tempo no chuveiro ajudando a drenagem natural. Ainda ta inchadinha, a abertura da saida da secreção esta bem escura, arroxeada, mas quase sem dor. A parte indispensavel agora é seguir o ciclo do antibiotico corretamente e fazer HIGIENE EXTRACOMUM. Tirei uma foto sobre esse momento final, se alguem desejar ver, mando por email. O meu e joyce.lira@gmail.com beijos E MTA FORCA MENINAS! PECAM AO PAPAI DO CEU, enquanto nao operam... e qd operarem tb. Bjos

      Excluir
    2. Pois é, quem mandou querermos ser mulher! Ossos do ofício.
      Joyce, eu sofri desse problema quase três anos, desde os 18, sempre me consultei com a mesma médica, e ela nunca disse que eu era muito jovem para fazer a cirurgia, ela relutava sim, era a favor do rompimento e saúde natural, mas, não aconteceu e com 19 anos eu fiz a primeira cirurgia. A minha médica me deixou ciente sobre a perda de uma porcentagem (às vezes grande) da lubrificação vaginal, somente isso. (No meu caso, a cirurgia não interferiu agressivamente na lubrificação, está normal). Tirei às duas glândulas, e vivo super bem.
      Eu tbm usei o Andolba e tomei o astro, na verdade nem lembro muito bem dos remédios que tomei, mais o Andolba em spray é muito bom.
      Se você sofre a tempo com isso, e não aguenta mais, eu pelo que passei, recomendo a cirurgia, que é simples, e eficaz. Basta procurar um PROFISSIONAL.

      Boa sorte. Saúde!

      Excluir
  10. Olá, passei por isso do lado esquerdo por 12 vezes, até ser feito a cirurgia, logo depois reapareceu do lado direito, por 2 vezes, e estou sofrendo novamente, tive um intervalo d uns 2 anos, e nesse momento estou cheia de dores esperando o momento certo para ir ao meu ginecologista, isso deve ocorrer entre terça ou quarta, para está no ponto bom de drenagem!
    E muita dor, e vou operar logo, pq sempre sofro muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, depois da sua cirurgia como foi o pós operatório? ficou acumulo de sangue wue deve ser drenado? ou depois de um tempo ficou fundo o local onde ficava a glândula? Obrigada bj

      Excluir
    2. Olá, Renata.
      Eu te recomendo e muito a cirurgia, tirei a glândula dos dois lados e vivo bem, tenho relações normalmente, confesso que sinto uma leve dor do lado esquerdo, mas nada insuportável, pelo menos até agora, em junho completo 1 ano que não tenho as 2 glândulas e sempre senti essa dor, a minha médica disse que ficou sensível, (acho que é normal).
      Boa Sorte.

      Respondendo a pergunta a baixo:
      O pós – operatório, é tranquilo, não fica acumulo de nada, não precisa voltar a drenar nada. Durante o pós – operatório, o local fica muito inchado, afina de contas é um músculo, depois de uns cinco dias volta ao normal, e o retorno a rotina diária ocorre em no máximo 15 dias. Não fica nada fundo, deformado, fica tudo normal.
      Abçs.

      Excluir
  11. Olá, tb tenho o mesmo problema a 13 anos, já drenei 3 vezes do lado direito e uma do lado esquerdo e agora estou denovo com a direita inflamada! queria fazer a cirurgia, mas as duas médicas que fui ficam protelando. Fica mesmo fundo depois da cirurgia? Ou um acumulo de sangue que deve ser drenado depois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os médicos ficam postergando pq são a favor, e não estão errados, do rompimento e cura natural, mas, as vezes não tem jeito. É cirurgia e pronto! Eu tbm tive q convencer a minha médica, chegou épocas que eu ia mais de uma vez por semana no consultório dela fazer drenagem, imagina.. eu não aguentava mais, eu desmaiava, a minha pressão caia, eu não conseguia comer, fiquei muito fraca, não tinha mais como esperar.

      O pós – operatório, é tranquilo, não fica acumulo de nada, não precisa voltar a drenar nada. Durante o pós – operatório, o local fica muito inchado, afina de contas é um músculo, depois de uns cinco dias volta ao normal, e o retorno a rotina diária ocorre em no máximo 15 dias. Não fica nada fundo, deformado, fica tudo normal.

      Abcs,boa sorte na cirurgia. Volte aqui contar sua experiencia de pós-operatório.

      Excluir
  12. Nunca operei nem drenei com medico, fico a base do antibiotico., mas o que percebi nessas mtas vezes é que essa regiao interna do labio vaginal afetado ficou maior, acho que devido ao inchaço prolongado. Não fica duro, fica murcho e se fica duro, sempre é sinal de bartolinite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, e isso acontece mesmo, eu fiz três cirurgias nessa região, sendo a primeira para a retirar a glândula esquerda, a segunda para reduzir o lábio vaginal e a terceira para retirar a glândula direita. O lábio de fato fica maior, parece uma bexiga depois de cheia, quando volta a fica sem ar, fica toda murcha e maior.
      Só os antibióticos resolvem? Há quanto tempo você sofre com isso?
      O cisto é um abcesso, ou seja, uma bolha com inflamação. Pode acontecer em qualquer lugar do corpo.

      Melhoras, abçs!

      Excluir
  13. Tenho 25 anos e estou na terceira crise(lado direito), tive a 1ª em 2006, outra em março deste ano e a terceira começou a uma semana +/-. Da outra vez antes dessa foi feita a retirada com seringa sem anestesia e posteriormente, como ainda havia pus dentro, teve que ser furada com uma navalha, essa foi com anestesia local, que por sinal a picada dói pra caramba tb!!!Não havia ficado cisto nenhum mas ele surgiu de repente e inflamou, ele não está tão dolorido como o anterior, já tá bem grande, o anterior nessa fase eu não conseguia nem andar,acho que é porque eu to fazendo compressa com água do chuveirinho bem quente, deve ser isso...Amanhã vou no PS, não tem outro jeito, preciso cuidar da minha bebe que só tem 11 meses e é fã de um colinho...e sem andar não dá neh!!!! Boa sorte prá nós rezem por mim...

    ResponderExcluir
  14. Kathe,
    estou a três dias com uma dor insuportável, não consigo andar direito mas tenho vergonha de dizer que estou com a Bartholinite pois acham que uma dst, e falo que é cólica!
    Mas na manha do quarto dia, apareceu como se fosse uma "ponta" no inchaço, vermelha e muito mais dolorida, tanto que estou de cama.E como estou viajando não tenho como ir ao hospital.
    Mas gostaria se você sabe se essa "ponta" é normal!
    Li também sobre a fase mucosa da Bartholinite, você sabe o que é isso?

    ResponderExcluir
  15. Eu também sentia muita vergonha... é muito íntimo, normal.

    Então, eu reparei em mim uma ponta arredondada num dia de muita dor, foi essa vez que eu fiz compressa morna, não tirei a compressão até ela quase esfriar, e quando eu senti q tinha esfriado, coloquei uma outra compressa q eu já tinha usado (bolsa de água) no local, mas essa estava gelada devido ao clima do ambiente, em alguns minutos esse local inchado havia rompido, então eu pressionei levemente para que o a inflamação saísse ao máximo. Ai assim pude dormir! E no outro dia levantei muito bem, como se eu não tivesse nada.

    Eu acho que houve um leve choque térmico e o abcesso na sua extremidade mais sensível rompeu naturalmente.

    Infelizmente tempos depois (um mês no máximo) voltou, e eu optei pela cirurgia.

    Faça compressa morna, alivia muito e estimula o rompimento natural.

    Procure um médico, é de extrema importância.

    Se cuida, bjs!

    ResponderExcluir
  16. Oi gostaria saber se fica cicatriz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpa a demora para responder. Não posso garantir se fica cicatriz, por um tempo você consegue ver o corte (se mexer, procurar). Mas com o tempo ele cicatriza, em mim não deixou marcas, eu fiz vários cortes no mesmo local além da cirurgia e não tem nenhum sinal.

      Excluir
  17. Ola sou Amanda tenho 16 anos .. Eu nao aguento tanta dor,ando mancando .. E ate choro nunca tive isso ,e queria saber de quantas horas /de quanto tempo pode fazer a compressa e ajuda? Nao aguento mais essa dor essr encomodo. Bjss :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amanda, a dor é realmente insuportável, a compressa é um meio de aliviar a dor, deve ser feita sempre que necessário. Não tem uma receita para fazer a compressa. Procure um médico, não deixe isso piorar. Boa sorte.

      Excluir
  18. oi meninas meu nome é liliane e tenho 26 anos e eu tenho isso a uns três anos mas não sabia oq era isso, um dia percebi um pequeno inchaso , mas nunca havia ficado de uma proporção maior , até que o mês passado ficou muito inchado , e no outro dia pela manhã eu teria que ir ao hospital do cancer com a minha mãe , e chegando la comecei a sentir fortes dores nessa região . depois de um tempo não conseguia me movimentar pq a dor era insuportável, falei com a minha mãe ela tentou que passasce la mesmo , mas infelizmente eles não atendem pessoas que não seja paciente do hospital . mesmo com muita dor tentei caminhar até o hospital das clinicas . entrei numa rua e por sorte encotrei três anjos numa viatura dos bombeiros que me ajudarm muito, conversaram comigo tentando me acalmar pq eu já estava chorando por casa da dor que era insuportável, então eles me disseram que podia ser um abscesso e realmente era. chamaram uma ambulância que me levou até o pronto socorro do hospital das clinicas. chegando la fizeram a minha ficha e enquanto eu tremia muito o abscesso se rompeu e a dor finalmente foi passando, e depois de um tempo me chamaram pra entrar no consulturio onde a doutora terminou de fazer a drenagem com um pequeno corte e fiquei tomando anti-inflamatório por 7 dias. e depois de um mês estou eu aqui novamente com um abscesso, fui ontem ao hospital da usp passei com a medica mas nada fez, ela me disse que esta bem inchado mas não iflamado. não fez nem uma drenagem e nem passou nenhum medicamento que eu pudesce tomar. e hj ao tomar banho senti que a pele esta ficando ressecada e so doi um pouco ao caminhar . mas estou tomando por conta própria o ciprofloxina 500 mlg que a outra medica tinha me receitado pois esta bem inchado mas não dolorido , estou com medo de ficar mal e não ter um local de fácil atendimento , pq onde moro nos posto de saúde so se passa com consulta agendada e a minha ainda vai demorar quase um mês. se alguém pude me ajudar indicando um local em sp que eu possa passar eu agradesço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá, caramba que história, menina que sofrimento, eu sentia muitas dores, mas, para a minha sorte onde eu moro tenho atendimento de fácil acesso. Comigo aconteceu o mesmo, já fui a hospitais com dores eles não podiam fazer nada porque não tinha como drenar, eu já cheguei a drenar mais de três vezes na semana retirando mais de 50ml de liquido inflamado, foi horrível de tão inchado e dolorido que ficava. Acredito que possa continuar com o medicamento já que foi receitado pela médica,mas, não nem um pouco bom toma-lo por conta própria, todo medicamento tem um período de tratamento, recomendo toma-lo somente quando sentir dores muito forte, do contrário faça compressa (está no artigo acima). Recomendo também, que nessa próxima consulta informe- se sobre fazer a cirurgia para retirar a glândula de bartolin, explico no texto que as chances de recuperação pelo processo natural é muito baixa (experiência própria e muito sofrida. Procure um especialista, desejo que consiga se recuperar o mais rápido possível. Boa sorte!

      Obs: Infelizmente não conheço nada em SP.

      Excluir
  19. Olá meninas isto aconteceu comigo ontem pela primeira vez!!! é realmente horrível não dormi a noite inteira com tanta dor! Graças a Deus depois de tomar um banho quente a minha furou sozinha parou a dor! mais estou assustada vendo tantos depoimentos de que isso volta! Amanha vou ao médico pra pegar a receita dos remédios espero que isso nunca mais volte! Boa sorte pra vcs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que notícia ótima, quando rompe é um alívio. O abcesso voltar é muito de organismo para organismo cada um tem uma reação diferente, procurar um médico em qualquer situação assim é o mais indicado. Boa sorte!

      Excluir
  20. Oi de quarta pra quinta reparei que nasceu caroço pequeno do lado superior, senti desconforto para sentar e caminhar. Hj sinto apenas desconforto apenas ao toca-lo, será que é isso? Ja agendei guneco para semana.

    ResponderExcluir
  21. Legal, você ter abordado o assunto mais os antibióticos e as receitas alternativas milagrosas infelizmente não resolvem o problema, só a cirurgia resolve.
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim realmente em 99% dos casos a cirurgia é a única solução.

      Porém os antibióticos e as receitas alternativas ajudam bastante, eu sofri madrugadas com essa dor e somente a compressa morna me ajudava a aguentar. Os antibióticos me ajudaram a não desenvolver outro tipo de problema, afinal o processo inflamatório é sujeira que está disposta diretamente no nosso organismo. Tudo que indico neste artigo eu senti na pele e sei o quanto foi sofrido até a terceira e última cirurgia por isso resolvi compartilhar, obrigada pelo parabéns.

      Abraços.

      Excluir
  22. Oiii Kathe, estou com essa surpresinha agora, apareceu do nada, hoje pela manha nao senti nada, e agora a noite enquanto estava tomando banho senti doer notei o inchaco e o caroco no lado esquerdl, ta grandinho, doi so um pouco quando fecho a perna e quando toca nao entendo como apareceu do nada, e como nao tenho convenio nem dinheiro pra ir no particular vou ter que esperar.ate terça pra ir na gine do posto de saude, estou com medo de que ppssa piorar e que amanha ja esteja maior e mais doloroso. Tomei uma ducha quente pra ajudae, mas estou com medo. O que faco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiiii, poxa que surpresa desagradável hein.

      Já que você depende do SUS, indico que mantenha suas consultas regulares para não perder e voltar ao final da fila, pois, como já citei no artigo, essa dor é insuportável, chega a ser impossível andar. Quando realizar sua consulta, provavelmente não vão querer fazer nada, e realmente é muito novo ainda, o processo inflamatório tem que amadurecer só assim é possível realizar a drenagem.

      Porém, para realizar a cirurgia não deve estar infeccionada apenas existente. (não sou médica digo o que ocorreu comigo). Converse bastante com o médico e tente manter suas reconsultas a cada 30 dias. Se você realmente tiver Bartolinite esse é um prazo "legal" para ela se desenvolver, ai vc já estará com consulta marcada.

      Em casa, faça as compressas, eu indico muito pois em mim funcionou, alivia a dor. No artigo explico o que aconteceu comigo ao fazer as compressas rompeu naturalmente, foi uma sensação maravilhosa... a dor foi emboraaa...

      Se piorar antes da sua consulta... faça as compressas e corra para uma emergência. Se informe no posto de saúde para onde você ir em caso de urgência.

      Boa sorte, vai dar tudo certo.

      Excluir
  23. Tenho esse poblema a um ano já tomei remedio mais só ajudou um pouco como diminuir mais não sumiu sofro muito com isso é horrível a dor e insuportável nós mulheres deveríamos te um médico interessado só nessa doença.seria ótimo..obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria, ótimo. Eu sofri muito de hospital em hospital, passei por uns 6 médicos, até fazer a cirurgia. Nossa um estresse geral e dolorido.

      Excluir
  24. tambem tenho esse problema... mas nunca senti dor , só percebi quando estava um cisto. Na segunda feira ele se rompeu e tbm não senti nenhum desconforto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é ótimo, podia ser assim com todas.

      Excluir
  25. ola eu fiz relaçao com meu namorado e doeu muito e dois dias depois apareceu esse caroço que voces dizem ser bartolinite oque eu faço?
    tenho 18 anos e nao posso ir ao medico e nem contar para meus pais que pode me ajudar?
    tem algum remedio da farmacia que melhora isso?

    imail de contato- murilob9@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu respondi no seu email.

      Sinceramente não entendo o motivo pelo qual você não pode procurar um médico, a relação médico paciente é totalmente privada, se você não se sente bem contando a seus pais ok, mas, um médico especialista você tem que procurar. Faça as compressas que eu citei no blog, elas foram orientação da minha médica enquanto eu estava com esse problema, e aliviam bastante a dor.

      Boa sorte.

      Excluir
    2. oi eu tenho 18 anos mais meus pais ainda pesam que sou criança , me tratam como criança se souberem me matao
      num geito um remedio nao?e se eu deixar pra la oque vira?
      imail-murilob9@hotmail.com

      Excluir
    3. Eu não sei o que vira se você deixar pra lá, mais com certeza se isso acontecer os seus pais vão descobrir da pior maneira, pois a dor é insuportavél e você não vai conseguir se locomover, vai querer ficar na cama se contorcendo de dor. Acredite, procure um médico a dor é insuportável. Respondi o seu email.

      Excluir
  26. Olá meu Nome é Sandra tenho 25 anos apareceu um caroço na minha vagina e em seguida uma dor na virilia será q é bartolinite vou conseguir passar com um medico só sabado to com medo isso pega de relação sexual.Se puderem me responder eu agradeço abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra, a bartolinite não é sexulmente transmissível, é uma inflamação na glândula de Bartolin, essa glândula é responsável por transportar uma substância de lubrificação vaginal, os canais de transporte podem "entupir" ai uma bolha vai se formar no local, causando uma inflamação. Eles podem "entupir" até no sexo oral, além das várias bactérias que habitam nosso corpo, as vezes a roupa íntima mal lavada, ou que não secou direito... fungos, enfim.. algunas possibilidades de desencadear esse problema, mas, não é DST, porém, é recomendado não praticar relação, pois o problema pode piorar além de doer.

      O médico vai te explicar bem melhor, boa sorte. Volte aqui para contar.

      Excluir
  27. oi a minha ta vermelha
    ela fica branca para vazar?

    ResponderExcluir
  28. Olá, desculpa não saberei responder essa pergunta, a minha rompeu espontaneamente uma vez, e ela estava vermelha, porém, eu estava fazendo compressa norma e fria quase que ao mesmo tempo, então não sei dizer a cor natural quando ela vai romper. Procure um médico.

    ResponderExcluir
  29. oi gostaria de saber coomo eu furo? emque parte?
    quantos dias vc ficou asim sem ir ao medico?
    o meu faz uma semana
    qual e o procedimento dos medicos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não deve furar, isso é perigoso devido aos vasos sanguineos da região. Quando existe um rompimento natural, é como se um corte fosse feito no local mais sensivel do abcesso, e a inflamação começa a sair, o impressionante é que a dor passa imediatamente, é uma sensação inigualável. Eu fiquei com um caroçinho por muito tempo, quando ele começou a doer de verdade, que foi um domingo de madrugada, eu fiz um monte de compressas mais não adiantou nada, as 6h da manhã eu tive que chamar um táxi e ir de emergência para o hospital, lá eu fui drenada e fiquei livre desse problema por alguns meses, ai voltou, passei mal de novo, fui para o hospital drenei, fiquei mais uns meses livre disso, voltou, fui para o hospital.... e assim foi até eu fazer a cirurgia. O caroçinho fica lá, numa boa, até decidir doer, e quando isso acontece é insuportavél de aguentar, começa a doer de uma hora para outra (tipo uma dor mortal, eu pensei que ia morrer de dor), ai não tem jeito tem que ir no médico. Algumas vezes doeu pouco fiz compressas e passou. Na maioria doreses horríveis de ir ao hospital.

      O médico dificilmente vai dar anestesia, tem muita inflamação e anestesia não vai pegar, então, ele pede p pessoa ficar relaxada, pega um bisturi e corta em algum lugar do abscesso, espera a inflamação sair, coloca um esparadrapo, ou um absorvente, recomenda um remédio anti inflamatório, e pronto a menina pode ir embora de ônibus até.

      Excluir
  30. ola tenho 18 anos algumas semanas atras eu tive BARTOLINITE mais ate então eu nao sabia oue era ate entra nesse blog incrível que me ajudou bastante
    quando descobrir oque era ja era tarde porque aonde eu moro baixo guandu e difícil conseguir consultar ainda mais do mês do natal
    mais fiz tudo que ta no blog e foi aliviando , mais também o caroço só ia aumentando e doendo chorei rios depois de uma semana ficou muito pior nao podia nem levantar da cama tava muito avançado.... como eu sei? porque parecia um pinto fazia xixi ate tordo e eu ainda tava com a bendita da mestraço para piorar ainda mais,
    mais graças a deus e esse blog que me ajudou muito faz dois dias que furou sozinho para mim esse alivio foi melhor que sexo , pra vocês verem quanta dor eu tava sentindo né (kkk me diz alguma coisa que e melhor que sexo en?)
    sinto ainda algumas dores como se fosse um monte de agulhas na minha v....
    mais graças a deus deu todo certo
    OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você por compartilhar a sua experiência. Eu lembro de sentir uma sensação assim tipo agulhada, conforme eu andava ou sentava, parecia que estava sendo pinicada.... mas, depois passou. Procure um médico imediatamente caso ocorra novamente.

      Abraços. Boa sorte, desejo que se recupere por completo.

      Excluir
  31. Ola sou Cristiane tenho 22 anos e desde 2010 convivo com bartholinite!
    Realmente é uma dor maldita,as vezes acho que pior do que a do parto,na gravidez tive 4 crizes,dps quando meu filho tinha 6 meses e outra com 2 anos,e agora estou novamente,e ele tem 2 anos e 9 meses,começou ontem essa maldiçao.....
    Estou tomando dipirona,nimesulida e Azitromicina di-hidratada,espero que ele não fique tao inxado e nem doa tanto,o medico que iria me operar esta de ferias e viajando......Ja tive crises de chorar,gritar de tao itensas,ñ desejo nem para um inimigo,e muito ruin,as vezes acho que nao vo aguentar e vo morrer!
    Lembro que a 1ª vez eu achei que era ermafridite e quase dei um treco kkkkkkkkkkk,ai dps o medico explicou fiquei mas tranquila!
    Esse blog ajuda muito,ja que nao posso falar com ninguem pois muito acham q e dst,e o preconceito é grande vcs sabem?!
    Qualquer novidades aviso vcs!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hermafrodita??? Caramba pior é muito parecido no início, mais eu não pensei nisso rsrsrsrrssr... imagina o desespero rsrsrsrs......

      É bem complicado falar sobre isso, é muito íntimo, a única pessoa que soube de "cór (sic) e salteado" foi o meu noivo, me acompanhou em todas as emergências e consultas, para os outros eu dizia que era um cisto na virilha, eu tinha medo da reação deles, que ia dizer, sei lá.. e na verdade está certo temos que sentir vergonha, ou melhor ter pudor, nem tudo todos precisam ficar sabendo sobre a nossa vida. Por isso tbm criei esse blog, para ajudar aos desinformados e pré conceituosos no assunto.

      Boa sorte com a sua cirurgia, abçs.

      Excluir
    2. É sim,são muitos os preconceitos! Eu sempre falo que são furuncos!
      Ainda esta aqui inflamada,continuo com os remedios pra ve ser vem afuro sozinho,hoje esta muito dolorido,ja chorei muito,minha virada de fim de ano sera horrivel!
      Feliz ano novo!

      Excluir
  32. Kathe, eu nunca deixei um comentário sequer em blog algum porque sou uma leitora que não gosta muito de participar de discussões. No entanto, me senti na obrigação de vir aqui lhe agradecer. Sofro com Bartolinite há quase três anos e já conversei com minha médica e ela me disse que não tínhamos o que fazer, a não ser esperar. Meu abscesso surgia e sumia sempre. Era como se a bolhinha "murchasse" e depois de um tempo enchesse novamente. Perguntei à minha médica se eu poderia furar com uma agulha esterilizada (já que toda vez que eu ia ao consultório, ela já estava murcha) e, apesar de ela ter dito que sim, eu tinha medo de machucar. Enfim, depois de um tempo um cisto começou a se formar e eu estava ficando cada vez mais angustiada. Hoje, ao invés de um cisto, o abscesso retornou e foi quando resolvi procurar ajuda aqui na internet. Li seu artigo e fiz o que você recomendou: fiz várias compressas de água quente e depois com água fria. Pronto! Ele se rompeu de forma indolor! Não sei se ele vai retornar, mas pelo menos eu sei que não será o mesmo abscesso que tornará a inchar. Já estou tomando antiinflamatório pra que o local não infeccione e estou me sentindo muito aliviada! Muito obrigada mesmo! Estou mais tranquila com relação a algo que me incomodava há tempos e devo isso a sua dica! Vou repassá-la sempre que puder!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, outra coisa! Apesar de estar super aliviada, ainda tenho medo de que possa ter outras crises, então andei lendo bastante e tenho umas dicas a dar sobre coisas que eu admito que fazia errado e pretendo mudar.

      1. Abandono dos protetores diários:
      Criei esse péssimo hábito de usar protetores diários sempre e é unânime entre médicos e especialistas; eles não fazem nenhum bem à mulher! Diminuem, e muito, a ventilação da região da vagina e contribuem para a proliferação de bactérias.

      2. Abandono, também, de sabonetes íntimos:
      Esse tópico é mais controverso, já que médicos divergem em suas opiniões. Mas, por experiência própria, me recordo de ter começado a ter crises de Bartolinite quando comecei a usar frequentemente sabonetes íntimos. Pode ser uma mera coincidência, mas muitos médicos recomendam não usar ou usar outro tipo de produto, como shampoo Johnson, que alteram menos o pH vaginal. Acho que vale tentar pra quem sofre com a Bartolinite e faz uso desses produtos.

      3. Maior cuidado com a higiene:
      Acho que essa é a dica mais importante e que mais temos dificuldade em admitir que erramos. Me considero uma pessoa de boa higiene, mas confesso que nem sempre me lavo depois de fazer número 2. Em qualquer lugar que procuremos informação, ou com qualquer médico que conversemos, a recomendação será a mesma; lavar depois de evacuar! risos Tem vezes que não temos como, até por estarmos fora de casa, mas ter lencinhos umedecidos (sem perfume!) na bolsa, já ajuda.


      Já estou adotando essas medidas e aviso aqui se elas deram resultado. Tá valendo tudo pra me livrar dessa praga!

      Excluir
    2. Obrigada, medidas de higiene são fundamentais.

      Excluir
    3. Resposta para:
      Anônimo8 de janeiro de 2014 17:25
      Kathe, eu nunca deixei um comentário sequer em blog algum porque sou uma leitora que não gosta muito de participar de discussões........

      Kathe: Obrigada fico muito feliz em ajudar, estou apenas compartilhando de um sofrimento terrível que passei durante alguns anos e nunca pude desabafar de verdade com ninguém, mesmo com o meu noivo, ele sempre me acompanhou mais é homem neh, outra coisa ele nem imagina a dor a sensação rsrsr..... enfim, que bom que vc se sentiu a vontade aqui, e tenha confiança, minha médica disse várias vezes que em muito casos após uma drenagem ou rompimento natural o problema não aconteceria mais, vms torcer para ser o seu caso. Boa sorte, abraços.

      Excluir
  33. Essa semana, tive esse problema pela primeira vez, nunca tinha ouvido falar antes deste problema, foi horrível ... comecei a sentir uma dorzinha na virilha a 5dias, e nisso foi aumentando a dor e o tamanho, a principio achei que fosse um furúnculo, então pesquisei, pois achei muito estranho e vi na internet este blog, fui ao ginecologista no 4° dia, já estava enorme! ele pediu pra eu fazer compressas com água quente e voltar no dia seguinte (ontem), pois teria que fazer drenagem, então voltei ontem para fazer a drenagem, não suportava mais aquela dor! queria tirar aquilo logo de mim, fiz a drenagem, e sem anestesia, achei que era com anestesia local, mas não, foi a sangue frio, ele furou com uma siringa e tirou, quase desmaiei de dor, foi horrível, mas aliviou muito, ele disse pra eu fazer acompanhamento com o ginecologista, pois se voltasse a ter este problema, teria que fazer cirurgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, pois é a anestesia é bem difícil de pegar, pois o local está com muita inflamação, então os médicos nem tentam. Mais que bom que deu tudo certo e se Deus não vai voltar.

      Boa sorte. Volte aqui qlqr coisa.

      Excluir
  34. Olá sou novamente Cristiane,hoje posso dizer que o abcesso sumiu,foram 12 dias de tortura,nunca ficou tanto tempo,fiz drenagem e ele nao sumiu,so quinta feira que se rompeu sozinho!Ja é a 7 crise,estou igual uma louca atras de um ginecologista que me faça a cirurgia,pois acho que nao aguento outra crise!Nunca sofri tanto como dessa vez, as dores foram horriveis,chorava muito!
    Qualquer novidade aviso vcs!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade a dor é insuportável, mesmo estando difícil continue atrás de um ginecologista. Boa sorte, e volte quando quiser.

      Excluir
  35. Tenho 20 anos e to sentindo esses sintomas a 5 dias ,no principio tava pensando q era furunco por eu ter tido 3 furuncos seguido e justamente 1 mes passado ,To esperando uma consulta para sexta agora .. ontem tava sentindo mta dor a ponta de ter q andar de perna aberto to fazendo uso de anti flamatorio cefalexina de 500mg e ibuprofeno , hj acordei com menos dor e acabei de fazer compressas , espero n ter q fazer cirurgia e ser curada naturamente ,sexta vou no medico , booa sorte a todas com esse desconforto !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, na primeira vez que acontece passa de tudo pela cabeça da gente, aff um turbilhão de "bobeiras" por isso o ideal é sempre ir ao médico, ótimo que vc já tem marcado ele vai te explicar muito melhor. Fica tranquila que vai dar tudo certo. Abraços, boa sorte.

      Excluir
  36. Kathe Tem como ser curada sem uso de cirurgias ? Primeira vez to tendo isso tem 5 DIAS HJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, então, sim existe essa possibilidade não é remota mas depende do tipo de organismo, o meu por exemplo não deu certo tive que apelar para a cirurgia, nos comentários do blog tem uma menina que disse que rompeu naturalmente e não voltou mais. Isso vai depender muito, o importante é se medicar com prescrição, ter uma higiene adequada e fazer alguns tratamentos caseiros para aliviar e fomentar o rompimento natural do abcesso com as compressas por exemplo. Boa sorte. Volte aqui qualquer coisa, abraços.

      Excluir
    2. Kathe, sou a menina que vc respondeu nos ultimos comentarios postado , acabei de chegar da minha consulta , e minha medica mi deu booas noticias rs ,ela disse que não si tratava de Bartolinite, e sim somente de um pêlo inflamado, Graças a Deus , porém antes deu ter recebido o diagnostico , eu usei uma das dicas do seu blog que mi ajudou mto que foi as compressas de agua morna , que mi aliviaram bastante ! Esse susto que passei , serviu como aprendizagem , e para que eu mi cuida-se mais frequentimente por que na realidade , eu tava desejando a desejar em ir em consultas mensais , porem isso é mto importante para nossa saude , e desde de ja quero agradecer , pelo carinho e pela atenção , e parabeniza la , pelo blog maravilhoso , e desejar a todas as mulheres que passam por bartoline , booa sorte , e tenha coragem ! Deus ta no controle !

      Excluir
    3. Que ótima notícia, por isso é importante procurar um médico antes de tomar qualquer ação, que bom que a minha dica ajudou. Obrigada por compartilhar aqui no blog a sua experiência e diagnóstico. Bjão.

      Excluir
  37. Sofro com isso tbm, mas meu médico disse q se trata de uma glandula q produz suor do corpo, por isso que incha, agora não sei bem se é Bartolinite, pois os sintomas são os mesmos! Já tive uma vez no mesmo local, sumiu sozinho. Mas sempre vai o volta. Se forma um cisto com uma lesão e depois se rompe sozinho, mas fica na oarte mais p cima da vagina, nao na parte de baixo, sera q é Bartolinite Kathe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, o que eu sei é que o nosso corpo possui várias glândulas... no caso de bartholinite chama-se glândula de bartolin e fica localizada na região da vagina e que quando "entope" causa a bartolinite. A minha médica nunca disse nada sobre glândulas sudoríparas nessa região e sim sebáceas, (pelo encravado por exemplo). Você estar com algum pelo encravado, que doi muito tbm, segundo relatos aqui o blog. Acredito que ão muito difícil para um médico identificar a diferença entre uma bartolinite e um pelo encravado. Faça as compressas que são muito boas e aliviam a cor e continue com seu médico ou procure uma segunda opinião. Boa sorte. Volte aqui para contar o seu diagnóstico.

      Excluir
    2. Parece que é uma glandula sebacea mesmo, meu médico pediu p eu passar com dermatologista para fazer um tratamento, pois vai e volta, obrigado, bjos

      Excluir
  38. Oii, meu nome é Milena, tenho 15 anos. Faiz dois dias qe estou com um pequeno inchaço do lado direito, estou com os mesmos sintomas citados no blog, so nao estou com febre, mais eatou com um pequeno escorrimento sanguineo, ardencia quando limpo e me seco, e um pouko de inchaço e vermelidao.. estou com medo de comentar com a minha mae e ela achar qe é DST, tenho ginecologista semana qe vem, mais estou com medo qe seje bartolinite e piore nesse meio tempo... sera qe vc pode me ajudar ???
    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, desculpa demora. Vc foi ao ginecologista? Eu não tive nenhum tipo de "escorrimento" e ardencia apenas inchaço e dor (vermelho ficou), melhor vc procurar um médico. Vá até uma farmácia explique o seu caso para a farmaceutica diga que vc já tem médico marcado, e se ele pode te receitar alguma coisa para aliviar essas sensações, faça as compressas conforme explico no blog.

      Abraços e boa sorte. Volte aqui me contar o era.

      Excluir
  39. Ola aqui é Cristiane novamente,ainda ñ consegui o ginecologista,pois esta de ferias,mas agora nao vou "Esquecer" e vou operar,ñ quero ter uma nova crise,pois uma esta sendo pior que a outra"
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris e ai conseguiu ir ao médico? Está melhor? Abraços.

      Excluir
  40. Ola meninas!olha eu tenho essa mesmo problema “o tal caroço“mais o meu apacere desde que eu tinha 13 anos,nao doia,nao sentia nada,a uns 4 anos atras ate desmaiarde tanta dor,ei desmaiei,era dor abdominal forte dor de cabeça e febre tudo por causa desse caroço!o meu sempre drenou por si so,faço banhos,da ultima fez a minha ginecologista fez a drenagem e passou uns antibioticos.Mais continuou,agora sinto menos dores,mais ele continua latente!Os medicos focam adiando a cirurgia pelo fato de nao mas haver a lubrificaçao,mas o jeito vai ser fazer a retirada da mesma!E desconfortal.Fiz banhos com Flogo-Rosa,pra diminuir a dor tomei Ibuprofeno.ajudou muito!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dor é realmente insuportável, e a situação totalmente desconfortável, comigo aconteceu isso e já li alguns relatos aqui no blog sobre os médicos ficarem postergando a realização da cirurgia, mais quando não dá mais a única solução é realizar a retirada da glândula. Eu sofri com isso por 1/2 ano e fiz a cirurgia, depois voltou e fiz novamente. Eu não me imagino sentindo essas dores por tanto tempo. Mesmo depois da cirurgia eu continuo com a lubrificação, reduzida mais ainda tenho e vivo normalmente, sem nenhuma sequela, mas, tudo depende cada orgmisno.

      Excluir
  41. Olá! Tenho essa doença já há algum tempo no lado direito e recentemente notei um,carocinho do lado esquerdo.Meu médico sugeriu a retirada da glândula porém tenho receios qto a lubrificação vaginal já que uma médica q fui disse q eu teria de usar lubrificante a vida inteira.Este carocinho ainda está no início n sei se peço o médico que já o retire.Nunca fiz drenagem,tomei antibióticos e antiflamtórios.É verdade sobre a lubrificação?

    ResponderExcluir
  42. Não posso questionar a explicação de um médico, apenas relato o que aconteceu comigo.

    Mesmo depois da cirurgia eu continuo com a lubrificação, reduzida mais ainda tenho e vivo normalmente, sem nenhuma sequela, mas, tudo depende cada orgamisno. Porém a minha médica (me trato com ela a mais de 5 anos) nunca citou lubrificação artificial, inclusive pelo contrário, disse que não iria fzr muita diferença, e de fato não faz.

    Sobre os remédios eles ajudam muito afinal, são justamente pra evitar maiores problemas, se o médico receitou melhor tomar.

    Se vc tem duvida sobre a realização da cirurgia recomendo marcar mais médicos e pedir esclarecimentos, faça uma avaliação entre uns 3 assim vc terá mais certeza do que fazer.

    Abraços, boa sorte, volte aqui pra contar a conclusão de tudo isso.

    ResponderExcluir
  43. Ola a todas. Tenho 43 anos e comecei a ter bartholinites em 2010, nesse ano tive 3. As 2 primeiras foram embora com antibioticos e lavagem com espuma vaginal "Betadine", a 3 ja nao foi embora so com o antibiotico e teve que ser drenada, na altura estava gravida e foi mesmo muito doloroso, mas a genecologista drenou mesmo muito bem e ficou so uma ervilha que acabou tambem por desaparecer.
    So agora dia 19 jan. 2014 voltei a ter outro abscesso da glandula bartholin. Apareceu de repente e senti uma pressao enorme, mas nao doia. Quando me fui lavar vi que tinha uma bola enorme tipo bola de golfe, mas nem pensei que fosse bartholinite pois no dia seguinte quando fui ao medico ele so disse que era uma inflamacao e iniciei ibuprofeno 600mg e lavagens com Espuma vaginal Betadine. Passados 2 dias tinha reduzido bastante de tamanho mas a dor ia aumentando e era cada vez mais ao ponto de chorar. Entao ao fim de 9 dias ja nao aguentava mais e fui as urgencias onde me identificaram logo a bartholinite, fiquei muito surpresa pois o medico do centro de saude nao disse que era, alem disso o inchaco era mais abaixo (do que nas vezes anteriores) na labia minora direita entre a vagina e o anus. Bem teve que ser logo drenado pois estava enorme e o abscesso tinha cisto. Para drenar foi usado um spray anestesiante e depois corte com bisturi. Mas o medico nao drenou quase nada, apesar de ter aliviado bastante. Nesse dia (27 Jan.) iniciei Metronidazol 250mg e Doxiciclina 100mg e continuei tomando ibuprofeno 600mg para tirar as dores. Hoje ja passaram 18 dias e o abscesso ja me deixa andar e estar em pe, mas sentar ainda e' muito doloros, apesar de estar muito mais pequeno (talvez 2cm diametro). Finalmente depois de muitos banhos quentes o abscesso la rompeu sozinho e esta a drenar apesar de muito lentamente, continuo a fazer muitos banhos ao dia so com agua bem quente e betadine para desinfectar. Um dos medicamentos o Metronidazol 250mg acabou hoje e o Doxiciclina 100mg so acaba na proxima Segunda Feira (dia 10 Fev.). Tenho consulta logo com genocologista para ver como esta. Depois dou novidades. Parabens pelo blog e bom poder ler as outras experiencias e todas as dicas deixadas. As melhoras a todas e forca.

    ResponderExcluir
  44. Olá a todas!Gente tó bege com os comentários,pois achei que era a única que sofria desse mau..e sofro a 6 anos com drenagens,medicamentos e nada...A cada mês que passa piora,pois estamos cientes que compromete as glândulas e o caroço aumenta de tamanho com o tempo e se torna mais doloroso e a quantidade maior de secreção (talvez isso não aconteça com algumas garotas,se não acontece graças á Deus!)Pelo que vi cirurgia nem sempre resolvi...as garotas que pesquisei todas dizem que fizeram cirurgia e foi questão de tempo para que retornasse o mesmo problema.Infelismente é um problemas que sofremos com um certo preconceito primeiramente da medicina,pois existe sim um tratamento que podemos praticar para melhora do problema, mas só ouvimos que será feito a drenagem e quando chegar em casa fazer somente uma compressa e assento.Ninguém diz nenhum modo correto de higienização para que não ocorra uma produção maior de bactérias, o próprio papel que chamamos de higiênico contribui para não termos uma boa melhora,até mesmo para fazer um banho de assento,o que fazemos para melhorar isso sentamos e esperamos pelo desenvolvimento melhor da medicina?

    ResponderExcluir
  45. tive esse problemão e depois de muitas dores resolvi ir ao ginecologista, ele no mesmo dia tirou todo o pus da glandula inflamada e depois passou antibiotico, e fiquei curada. naõ sinto mais nada.

    ResponderExcluir
  46. Oi, me chamo Carla e tenho 16 anos, estou com esse problema, fiz banho de assento e logo após coloquei uma pedra de gelo mas não rompeu, não sei o q faço pois a minha mãe não pode saber, me ajudem por favor, posso ir no hospital geral, ou só o ginecologista pode tratar esse mal?

    ResponderExcluir
  47. Meu nome é Geane,tenho 21 anos. Tive Bartolinite a quase 2 meses. é uma dor insuportável !! Fui a minha ginecologista e ela me passou dois antibióticos e me aconselhou fazer a drenagem na manhã seguinte, Sendo que quando estava quase saindo de casa para o hospital a Bartolinite estourou sozinha. Sorte! Saiu muito pus, e com um cheiro horrivel. A dor parou na hora! Foi instantâneo. Mas fui na médica mesmo assim, e ela me disse que tive sorte mesmo pois iria sentir muita dor, pois na drenagem não tem anestesia! Graças a Deus até hoje ela não voltou mais. Porém a médica não descartou essa hipótese. Tenho medo que volte um dia...Nunca senti tanta dor na minha vida.

    ResponderExcluir
  48. Olá! Tenho 34 anos e há uma semana apareceu um inchaço semelhante ao que li sobre bartolinite aqui, do lado esquerdo, parece uma espinha grande profunda e dolorida, porem foi desinchando, só que surgiram outros inchaços do lado direito, da mesma forma, começa com um minúsculo caroçinho interno e o mesmo vai aumentando e ficando dolorido, isso na região interna dos grandes lábios. .Não apresento corrimento e aparentemente não há pus, tentei furar com agulha mas parece ser muito interno e não foi possível. ... Será que é a Bartolinite? Alguém teve algo semelhante? Estou preocupada....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, no começo eu tive alguns sintomas de inchar e desinchar... q eu achava que tinha sumido, voltava o inchaço com o dobro da dor... agora nunca tive outros enchaços em lugar nehum, apenas um cisto que inchaça e desinchava do lado direito. Mas, pode ser que vc esteja desenvolvendo bartolinite dos dois lados, e se for isso é melhor vc correr no médico, pq a dor é simplesmente insuportável, com uma só eu quase morri imagina os dois lados ao mesmo tempo.. nem quero pensar. Já ao médico urgente.

      Excluir
  49. Olá, eu tenho este cisto há anos, optei em não tirar por medo da dor, ele não doi e não me incomoda em nada...tenho medo de tirar e ele voltar novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.. Se você tirar a glândula nunca mais vai voltar, pois é ela que provoca o inchaço. Se vc tem e ele não aparece e nem incomoda mais vc sabe que tem, faça consultas frequentes para evitar problemas. Abçs.

      Excluir
  50. Gente tenho isso desde 2011 sofro mt e to em outra crise faço compressas a 12 dias e nada de se romper to pra enlouquecer e remédio nao ta fzd efeito mais nao vo pro hospital drenar pq a dor é de morrer lembranças boas nao me ocorre da vez q drenei em hospital .

    ResponderExcluir
  51. eu passei a pada nistatina e 10 minutos dos passou totalmente a dor? o imchaço ficou bem menor e indolor, é uma pomada azul, pasei em cima do caroço

    ResponderExcluir
  52. eu passei a pomada nistatina e 10 minutos depois a dor passou, o inchaço ficou pequeno e indolor, fiz compresa de agua quente e agua gelada em seguida pra daf choque termico e nak afiantou so com a pomada que eaolveu meu problena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, remédio com indicação medica é sempre a melhor alternativa, no blog eu explico que a situação do abcesso romper naturalmente deve ter sido pelo fato de eu ter trocado uma bolsa de água morna por uma de água gelada, o que provavelmente deve ter ter iniciado um leve choque térmico. Isso não indicação de tratamento é apenas um relato particular. Procure um médico, boa sorte,

      Excluir
  53. Oi, estava com essa dor por quatro dias, e li sobre o que era aqui, fui na maternidade hoje, e a medica me disse que se tratava de bartolinite. Fez a drenagem e deu um diagnostico logo de cara que eu estava com dst. Fiquei abalada queria sair dali e matar meu marido, ai vi aqui outras formas de infecção e me pergunto como ela pode dar um diagnostico sem fazer exames? To aflita, estou sangrando muito, apesar da dor ter passado um pouco. É normal sangrar tanto? E quanto tempo para o sangramento? Fiz a drenagem hoje!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, nossa eu estou apavorada com o seu comentário, assustada mesmo. A médica fez outros exames? Quanto tempo você ficou no hospital? Ela apresentou algum laudo comprovando uma DST? Posso falar com toda propriedade do mundo que apenas pela drenagem (da bartolinite) é impossível de concretizar um DST. O fato do sangramento também não é normal, comigo não aconteceu, e ainda não li comentários sobre esse fenômeno. Procure mais médicos, faça exames mais precisos, não tire conclusões precipitadas. (Converse com o seu marido, diga a ele a conclusão da médica, dependendo da resposta dele, você saberá o que fazer.) Boa sorte, volte aqui me contar o que aconteceu.

      Excluir
  54. Olá! Há três anos e meio eu tive uma crise dessas e foi terrível, em três dias a situação ficou tão critica que eu já não conseguia mais andar. Fui ao hospital para tentar fazer uma drenagem, porém dentro do carro na porta do hospital o cisto se rompeu. As dores eram horríveis e não conseguia ficar de pé ou sentada por muito tempo porque tive cistos dos dois lados e todos na mesma época. Já em casa o cisto do lado oposto se rompeu e tive ajuda de uma enfermeira amiga minha, vocês não imaginam oque é dor ter que espremer até sair todo o liquido amarelo. Há 03 anos fiz a primeira cirurgia e 02 anos depois o inchaço tornou a voltar, mas com os remédios certos eu venci esta etapa. Porém, desde a minha cirurgia fiquei com um saquinho do lado da incisão. Meu ginecologista falou que é simples retirar mas até agora não pude fazer a cirurgia por questões profissionais. Entrei na pagina porque agora sim, desejo infinitamente acabar com esse incomodo. Apesar de não doer este saquinho incomoda na relação e algumas vezes quando visto calças apertadas.
    Eu gostaria de saber se mais alguém ficou com esse saquinho após cirurgia ou drenagem. Espero ter ajudado alguém!

    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... então, eu não entendo o fato que mesmo depois da cirurgia voltou, deve ser outra coisa, porque a cirurgia é clara, vc tira a glândula de Bartolin, e uma vez sem essa glândula não há mais como desenvolver bartolinite. Ou não fez a retirada da glândula ou desenvolveu outro tipo de problema, melhor consultar um especialista. Eu fiz a última cirurgia em 2012 e nunca mais voltou, mas, eu tirei a glândula (esquerda e direita, inclusive por estar meio acordada pedi para minha médica me mostrar como era... afff horrível toda atrofiada. Sobre esse "saquinho", assim, eu tive um excesso de pele devido aos constantes inchaços que fizeram a pele aumentar (pele dos pequenos lábios), fiz uma cirurgia reparadora para retirada dessa pele. No local da cirurgia (incisão) não há nada, apenas uma pequena cicatriz arredondada. Eu sinto as vezes um incomodo exatamente nessa parte, acredito que vai levar mais uns 3 anos para eu não sentir absolutamente nada, e se depois disso ainda sentir, já estou conformada. Mas não me impede em nada esse incomodo pois é muito sutil.

      Excluir